Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022
Em fevereiro, os pagamentos das aposentadorias e das pensões começarão a ser suspensos
pós três meses de suspensão, a prova de vida de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) volta a ser obrigatória, para que o pagamento do benefício seja mantido.
A prova de vida foi suspensa no período de março de 2020 a maio de 2021, devido a pandemia de covid-19. Em junho do ano passado, o procedimento chegou a ser retomado, mas foi suspenso novamente em outubro, após o Congresso derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro a uma lei que retirava a obrigatoriedade da prova de vida em 2021.
De acordo com as informações do INSS, a prova de vida referente a 2021 precisa ser realizada por cerca de 3,3 milhões de segurados até o mês de abri de 2022. Os pagamentos começarão a ser suspensos em fevereiro.
A Agência Brasil informa que a prova de vida do INSS deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser realiazado nos caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias. Algumas instituições financeiras oferecem o serviço no internet banking ou no aplicativo.
Com informações Agência Brasil – Foto: Marcello Casal Jr-Agência Brasil
Fonte: CPAD News