WhatsApp 41. 99927-7730 Telefone 41. 3257-2410

Blog

  • Home
  • Blog
  • Pastores e líderes cristãos recebem cuidado na Síria e no Iraque
Pastores e líderes cristãos recebem cuidado na Síria e no Iraque

Pastores e líderes cristãos recebem cuidado na Síria e no Iraque

Portas Abertas realiza trabalho de fortalecimento para liderança cristã na região

Com a invasão do Estado Islâmico na Síria e no Iraque, a população no geral ficou traumatizada e necessitada de apoio para superar a violência e as dificuldades que vieram a seguir. No entando, os líderes das igrejas locais se colocaram à frente, usando o que restava de suas forças, para dar suporte aos outros civis.

Um líder da Portas Abertas no território, compartilhou que, “eles queriam continuar servindo a comunidade, respondendo às necessidades físicas, lidando com a perda de pessoas e crianças traumatizadas. No entanto, viviam nas mesmas circunstâncias e, mais cedo ou mais tarde, os líderes da igreja seriam atingidos pelo cansaço”, disse Mourad*.

Tendo essa percepção, a Portas Abertas iniciou um trabalho de fortalecimento de líderes na região. O grupo possui cerca de 20 pessoas, incluindo líderes de sete denominações, entre homens e mulheres. De acordo com a Organização, eles são incentivados a participar de programas de liderança transformadores, baseados no modelo usado por Jesus.

Alex*, outro colaborador local, relata que a tarefa vai além de ensinar técnicas e desenvolver talentos. “É muito mais do que transferir conhecimentos ou habilidades. É sobre a importância da fé pessoal e do próprio caráter, identificando estilos de interação com a comunidade que lidera. É descobrir o que Deus planejou para você na vida. O método é aprender com a Bíblia e, a partir dela, contextualizar e aplicar os aprendizados”, explica.

Por meio deste trabalho, tanto líderes, como as igrejas que eles lideram, são impactados. “As sessões aprofundaram o conceito de liderança e a importância dela na vida cristã, tendo Cristo como nosso maior exemplo. A maneira como lido com as pessoas é diferente e melhor agora e também me deu uma visão mais clara para treinar outros líderes e equipar as pessoas com os talentos certos”, testemunha um participante.

Mesmo com pandemia de COVID-19, o trabalho de fortalecimento dos líderes não deixou de ser executado, os encontros presenciais foram substituídos pelos virtuais. Os cristãos se sentem agradecidos por poderem estar na presença de outras pessoas que carregam o mesmo fardo que eles. É uma oportunidade para compartilharem suas experiências entre si.

Apesar de acreditar na importância do serviço aos cristãos locais, Mourad explica: “Os líderes sentem que precisam servir, servir, servir, mas espero que sintam que estão sendo cuidados e ouvidos. Nosso objetivo ao investir na liderança cristã é garantir o futuro da igreja no Oriente Médio”.

*Nomes alterados por segurança

 

CPAD News/ Com Portas Abertas – Foto: Ilustrativa/Portas Abertas